segunda-feira, 6 de julho de 2009

Quando sair de casa com o bebê?




Ontem eu estava louca prair a Igreja.
Poxa, o bebê já tem 22 dias!!
Eu não tô mais suportando ficar em casa!
Papai achou melhor não sairmos pra passeios longos antes dos 30 dias...

Nossas unicas saidas foram para fazer consultas e exames. E Pra tomar sol todo dia de manhã aqui no condominio mesmo.

Mas e aí? Será que estamos sendo rígidos demais? Ou realmente é importante ficar na toca por um certo tempo?

Enfim, achei uma reportagem excelente sobre o tema.
Vale a pena ler!


O Bebe nasceu!!

Mamãe, papai, possivelmente vovó, tias, babás, enfim, uma multidão já está na sua casa para ajudá-los a transpor esse momento novo nas suas vidas.
Passam horas, dias, uma semana.
As visitas já não são mais tão constantes.
A casa já se torna um pouco monótona e... Será que já não dá para sair com o bebê de casa?

Durante a primeira consulta pediátrica (entre sete e 15 dias de vida), essa é uma das perguntas mais comuns.
Desde o início da gestação até o parto, o corpo e a mente da gestante passam por muitas transformações.
Aos poucos, essas mudanças são incorporadas (algumas com mais dificuldade, como o ganho de peso e a mudança corporal, por exemplo) e entram na rotina do dia-a-dia da futura mamãe.
Após o parto, mais e mais alterações se fazem sentir na dinâmica, na disposição, nos hábitos alimentares, nos períodos de sono.

Para que todas essas novidades sejam incorporadas sem causar transtornos, é necessário um tempo de adaptação, pois o bebê, que passou nove meses "sem sair de casa", alimentando-se e respirando através do cordão umbilical (tipo delivery mesmo), viveu dentro da água, ouvindo os batimentos cardíacos, a respiração e os ruídos do sistema digestório da mamãe.
De repente, seu chão e suas paredes são retirados.

Ele tem de aprender a respirar e a se alimentar por conta própria, urinar, evacuar e isso tudo sem enxergar, nem entender o que está acontecendo.
Assim, é importantíssimo um período de adaptação (que se estabelece em pelo menos um mês, mesmo sendo variável de caso para caso) da mãe, do bebê e desse novo vínculo para que um se acostume com o outro, e para que ambos se habituem a essas mudanças.
Existe diferença entre sair ao ar livre e ir a lugares fechados?
Shopping? Parque? Casa da vovó?

A primeira saída real do bebê deveria ser para o consultório do pediatra - entre 7 e 10 dias de vida.
Antes disso, não há razão para o bebê sair de casa.
Nessa consulta, todas as dúvidas e as dificuldades podem ser sanadas.
Até a resposta para as perguntas, como "Quando posso sair com o bebê de casa para um passeio?" ou "Onde eu posso levá-lo?".

Isso vai depender da avaliação de cada caso em especial. Se tudo estiver correndo bem, sem nenhum problema com a mamãe, com o papai ou com o bebê, pode-se programar essa saída. Como o bebê está habituado a um ambiente mais tranquilo (e é assim que deve ser mesmo), o seu primeiro passeio deve ser curto, perto de casa, para um local calmo, com muito cuidado com o clima, sem que ele seja exposto a muitos estímulos (ambientais, sonoros etc).

O recém-nascido pode captar toda a agitação do ambiente e manifestar seu descontentamento, por meio de sintomas relacionados ao sono, cólicas, irritabilidade, por exemplo.
Cada caso será orientado pelo pediatra, da forma mais apropriada e individualizada, levando em conta as características do bebê e de sua família.

Muitas vezes, uma saída rápida, no próprio prédio ou no quintal da casa, fora do horário da mamada, com o carrinho, para que ambos (mãe e bebê) possam respirar um pouco do ar de fora e ver (mais a mãe) outras "paisagens" pode ser bem reconfortante.

Aos poucos, a duração e a distância da saída podem ser aumentados, sempre dentro de um conforto e de uma segurança fundamental a essa fase das suas vidas.



DORMIR DE BRUÇOS! NÃO É RECOMENDADO, MAS MEU TIGRINHO ADORA!


17 Comentários:

Anônimo disse...

Dani ele ta tão gostosooo. Essas pernocas que da vontade de mordeeer. hihi
Olha mulher, eu não vou segurar a Sofia muito tempo em casa não, aos poucos vou aumentando a distancia. Claro que quando ta amamentando não pode demorar muito, nem demorar demais.. Isso nao tem nem logica ne?
Mas acho que depois de uns 15 dias de nascido ja pode levar o bebe pra conhecer alguns lugares sim.

=**

Marcia disse...

Dani, o maior problema de sair muito de casa nessa fase e que eles ficam superestimulados e acabam chorando muito a noite. E tambem tem a questao das infeccoes respiratorias nessa epoca de inverno. Nosso pediatra recomenda sair mais para lugares abertos em dias que nao esta tao frio. Evitar lugares abafados e com muitas pessoas ! Beijinho!

Taty disse...

Danni ele estar lindoooo, e ficou lindinha a fotinhaaaaaa
bjs

sylsantos disse...

Amiga linda,

Olha só, eu fui a igreja a primeira vez com a Marjorie exatamente qdo ela fez 1 mês, antes disto não saí... achei melhor sabe e qdo ela fez 45 dias, fui em uma reunião de familia e passei a tarde lá, qdo foi a noite a bichinha chorou o tempo inteiro.

Bjs

Carla Pestana disse...

Adorei a matéria...tenho tantas dúvidas ainda :/
Ai ele ta lindo demais....q coisa mais gostosa

beijocas

Fraldas e Mamadeiras disse...

Querida, ha 2 dias atras eu queria dar uma voltinha, ir na farmacia só isso, e me vi nessa grande dúvida "qdo sair com o bebe?", e fui pesquisar, pesquisei e pesquisei...conclusão: fui rapidinho na farmacia e voltei pra toca rs.
Eu estou respeitando os limites do bebe de adaptação ao mundo exterior, tb tenho receio pelo fato de não ter tomado nenhuma vacina, e ainda tem a tal da gripe suina que anda rondando a cidade onde moro, acho que passeios rapidos pra não cansar o bebe e lugares não mto barulhentos são bem vindos a ele, eu vou comecar com uma voltinha na pracinha.
Tente comecar devagar, com pequenas e rapidas saidas, assim o bebe acostuma e seu marido tb rs.
bjin

O mundo da Dani disse...

q lindoooooooooooooo, nunca deitei o davi d bruços.... q fofooo
amiga meu marido tb nao deixou sair com o davi antes dos 30 dias, masssssssssssssssss ele saia todos os dias, e eu, eu??????? fiquei em casa 30 dias...
portanto vc deve decidir, pois eu ja tava ficando loucaaaaaaaaa dentro d casa, o primeiro dia q sai ate tonturas tive acredita??? d tanto ficar em casa

bjuss

Janaina disse...

Oi Dani,
Eu só sai com o Nick pra lugares com muita gente depois das primeiras vacinas. Hj ele com 4 meses eu ainda estou evitando lugar com ar condicionado geral, tipo shopping, restaurantes, por conta da gripe suina e infeccoes de inverno, tenho uma conhecida que o BB dela está com a gripe, ela foi até o aeroporto com ele. E eles tbm nao gostam de muita gente e muito barulho, choram demais, sem falar no pega pega, o corpinho ainda é mole. rs
Mas eu qd queria sair deixava ele com minha e ia, pq nao aguentei ficar em casa.rs
Bjs

Dani Dias Delgado (Mamy Coragem) disse...

Amei a matéria.
Serviu até pra mim que já sou digamos uma mãe mais experiente...
por mim eu saio mesmo Dani, mas claro para lugares tranquilos e abertos nada de shopping e igreja por que há muita concentração de pessoas.
Mas o pai que é o problema, por ele só depois de 40 dias, é das antigas esse meu marido.
beijocas

RITINHA disse...

Oi Dani!
Alguns pediatras recomendam sair com o bebê só depois das primeiras vacinas, mas não sei o que é melhor, acho que dar uma saidinha para lugares onde não há muito gente e nem ar condicionado não deve ter problema.
Quanto a dormir de bruço, não é recomendado, mas quando bebê eu só dormia assim e 19 anos depois continuo dormindo na mesma posição, tenho até uma foto de bebê em que estou exatamente como costumo dormir.
Beijos

Taiza Godoy disse...

Oi DANI TE ACHEI EM OUTRO BLOG E NOSSA NAO PRECISO NEM FALAR QUE BLOG GOSTOSO DE VER SEM COMENTAR O PAPEL MAIS GOSTOSO DAI NÉ O BEBE COMO ELE É LINDO TBM ESTOU ESPERANDO UM MENINO VOU TE LINKAR TAH PRA PODER IR TE ACOMPANHANDO...

bJOS E PARABÉNS

Juliana disse...

oII!!
Tão lindo!!!
Ah menina...saí com a Clara para parque aqui do lado aos 20 dias de nascida e foi tranquilo. Com 1mÊs ela foi ao shopping comigo, precisei levá-la pois não tinha com quem deixá-la e ela mamava muito também; tive que comprar uma calça se não me engano..era algo que estava precisando.
Ela só veio ficar resfriada com5 meses eu acho, e foi rápido, 3 dias, sem febre. Nunca teve doença nenhuma graças a Deus e ao leitão..rsrsrsrsrs
Beijocas!!!
Ju e Claara

chris disse...

Pois é... Acho que 9 meses nao foram nove dias! Entendo que nosso baby realmente precisa de 1 tempo para se adaptar e precisamos encarar isso de forma muito natural,com paciencia. É necessario resguarda-lo,fortalecer nosso baby... meu little prince esta com 2 meses e meio,e respeito o tempo dele. Verdade...ficamos entediadas,mas pior do q isso seria colocar a saude de nosso baby em risco afinal o mundo exterior é beeem complicado.Tenho estado atenta às vacinas e ate q ele tenha 3 meses vamos saindo p lugares publicos...gradativamente! Pense nisso!Felicidades!

Jésyka & Alan disse...

gente por favor me ajudemm... eu to gravida vou ganha o meu bebe em agosto, mas fiz uma promessa para minha santa protetora e prometi levar meu filho ate ela para eel conhecer a igreja que fica na Nossa Senhora da Aparecida, e só vai ter como eu ir pra la quando ele tiver 2 meses de vida que vai ser em outubro, tem algum problema se eu sair com ele apartir dos 2 meses de vida???? por favor me ajudem♥ me adiconem caso queiram me dar umas sugestoes... jes.fofa@hotmail.com

kaka disse...

Oi!!! Eu sai com minha filha com seis dias fomos ao shopping e mercado fora as consultas só q minha pediatra disse pra sair depois das vacinas, agora estou
só no ninho. Dá uma agunia trabalhei até o ultimo dia então tinha uma rotina , pra mim é difícil ficar em casa minha BB é um anjo calminha, mais resolvi respeitar o tempo dela enquanto isso vamos aprendendo a ter paciência. Adorei as dicas. Bjs

noticias .com disse...

Minha filha tem 3 meses e eu não saio com ela assim não. Meu marido queria mas eu não pois a médica mandou evitar. Contudo, já ficamos um mês no hospital. Quando precisamos sair juntos deixo com a sogra ou saímos separadamente para resolver assuntos. Quanto a sair, a saúde de minha bebê primeiro lugar. Depois nós aproveitamos. 6 meses voam.

noticias .com disse...

Minha filha tem 3 meses e eu não saio com ela assim não. Meu marido queria mas eu não pois a médica mandou evitar. Contudo, já ficamos um mês no hospital. Quando precisamos sair juntos deixo com a sogra ou saímos separadamente para resolver assuntos. Quanto a sair, a saúde de minha bebê primeiro lugar. Depois nós aproveitamos. 6 meses voam.

Related Posts with Thumbnails

Meu Orkut

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br